segunda-feira, 9 de julho de 2012

MÍDIA NO CONTEXTO ESCOLAR

Muitos profissionais da educação discutem novas praticas de ensino como atitude emergente nas escolas brasileiras. Estes recursos podem ser: vídeo, som, imagem, através de recursos multimídia e internet. Neste novo conceito de ensino, o professor esta assumindo o papel de mediador de conhecimentos, pois o processo de ensino-aprendizagem deverá ser dirigido a um publico que não mais recebe e ingere informações, mas interage com as mesmas, interfere no processo e questiona o conteúdo e conceitos. A globalização abriu novos caminhos e possibilidades para que todos busquem novos conhecimentos, isto em todas as áreas principalmente a do ensino escolar. As utilizações destes novos recursos podem facilitar e melhorar a eficácia do processo de alfabetização, desde que os professores se atualizem a medida que estas novas tecnologias são introduzidas no ambiente. Cabe ao bom educador ter uma visão otimista e construtiva da vida, contribuído para que os alunos se sintam motivados a continuar, e querer aprender, interagindo e criticando para que possam crescer na vida. O processo de aprendizagem tem que ser recíproco de ambas às partes, educador e educando, para introduzirmos na sociedade cidadãos que tenham suas próprias opiniões e não sejam meramente esculpidos de acordo com o imputado a eles. Este é o aluno que recebemos para orientar. Não vamos esperar que ele venha com uma vontade eufórica de estudar, e fique calado, comportadinho e peça,,”por favor, professor”. Ninguém, com imagens bonita, mostra que ser educado é ser civilizado, que estudar é bom e necessário para o futuro. Mas que futuro, se o que interessa é viver intensamente o presente. O amanhã é para os “caretas”. As novas tecnologias utilizadas na área da comunicação e informação devem ter um papel cada vez mais relevante no processo de educação em direitos humanos. Acredito que o uso das mídias na escola aproxima os alunos de sua realidade cotidiana, e dão significação à construção de determinados conhecimentos, que aparecem na grade curricular de forma a desvincular o sujeito do seu contexto social. As mídias podem ser vista como uma ferramenta didática que integrem um projeto social, onde a interação e a cooperação entre alunos e professores fortaleçam a construção do conhecimento dos alunos, dando “asas” para a sua criatividade e produção de novos conhecimentos. Celi Paes Navas

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