sexta-feira, 22 de junho de 2012

PROJETO PEDAGÓGICO





TURMA: 5º ano B
PROFESSORA: Celi
TEMA: Festa Junina
DURAÇÃO DO PROJETO: Início: 18/05/12 Término: 06/06/12

JUSTIFICATIVA:
Este projeto didático visa destacar para os alunos o conceito de Festa Junina e sua origem, os santos comemorados em junho, em todo o Brasil, desde o período colonial: Santo Antônio, São João e São Pedro. Destacar ainda que no nordeste brasileiro principalmente, estes santos são reverenciados e pode-se dizer que a importância destas festas, para as populações nortista e nordestina, ultrapassa a do Natal, principal festa cristã, e que elas são, historicamente, o evento festivo mais importante destas regiões, tanto cultural como politicamente. Explicar para os mesmos que as festas juninas gira em torno de três datas principais: 13 de junho, festa de Santo Antônio; 24 de junho, São João e 29 de junho, São Pedro e, que durante este período, o país fica praticamente tomado por festas. De norte a sul do Brasil comemoram-se os santos juninos, com fogueiras e comidas típicas. Explicar para os alunos que é interessante notar que não apenas o dia, propriamente dito, mas todo o mês, é considerado como tempo consagrado a estes santos na região e, principalmente, as vésperas , que é quando se realizam os sortilégios e simpatias, a parte mágica da festa típica do catolicismo popular. Inúmeras adivinhações a respeito dos amores e do futuro (com quem se vai casar, se se é amado ou amada, quantos filhos se vai ter, se vai morrer jovem ou ganhar dinheiro etc.) são feitas nas vésperas do dia dos santos, em geral de madrugada.

OBJETIVOS:
Levar os alunos à:
* conhecer as características das festas juninas em diferentes regiões do país;
* valorizar e demonstrar atitudes de respeito ao trabalho e ao homem do campo;
* desenvolver o interesse e gosto pela tradição;
* planejar a realização de uma Festa Junina;
* resgatar a memória das Festas Juninas;
* enriquecer o conhecimento dos alunos quanto à história das Festas Juninas;
* distinguir a diferença dos costumes das Festas Juninas no Brasil e no mundo;
* sociabilizar os alunos;
* desenvolver o ritmo, compasso e criatividade;
-conhecer a história dos santos padroeiros: Santo Antonio, São João e São Pedro.

ORNAMENTAÇÃO DA SALA: Mural com bandeirinhas e balões, chapéus de palha, etc.

CONTEÚDOS:
* As festas juninas: características, roupas típicas, danças, alimentos.
* Criação de poesias, escuta, leitura, linguagem escrita, desempenho linguístico e arguição oral;
* Digitação e formatação com a utilização de aplicativo editor de texto;
* Utilização de programa para a edição e criação de vídeo.

DESENVOLVIMENTO:
* Montagem de painéis juninos para enfeitar a sala de aula.
* Leitura de textos informativos.
* Leitura de poesias e/ou músicas juninas.
* Leituras de textos criativos.
* Montagem de cartazes e convites.
* Confecção de enfeites juninos.
* Conscientização do perigo de soltar balões.
* Colagem de gravuras relacionadas com o tema.
* Pintura de gravuras relacionadas com o tema.
* Brincadeiras envolvendo a expressão corporal relacionada com o tema.
* Atividades de pesquisa.

RECURSOS DIDÁTICOS:
* Cartazes;
* Cola;
* Tinta guache;
* Lápis de cor;
* EVA,
* Tesoura;
* Pincel;
* CDs;
* Aparelho de som;
* Televisão;
* Fantasias;
* Laboratório de Informática com computadores com acesso à internet, livros de poesia e lousa Digital;
* Câmera digital e Notebook;
* Dramatização e desempenho de papéis;
* Atividades em grupos (grupo de observação/ grupo de verbalização).

METODOLOGIA:
As atividades serão desenvolvidas de forma coletiva e individual com os alunos, envolvendo a interação professor com os mesmos durante as atividades propostas.

*HABILIDADES E APTIDÕES: Trabalhar na verificação das habilidades existentes de cada aluno, enaltecê-las e desempenhá-las, fazendo destas uma forte aliada para seu desenvolvimento;

CULMINÂNCIA:
O projeto será finalizado com a realização de danças relacionada com o tema.

AVALIAÇÃO:
A avaliação será através de registro em relação a aprendizagem individual e coletiva dos alunos frente as atividades propostas durante o desenvolvimento do projeto.

Um comentário: